Acerte na compra do seu computador
O Brasil é quinto maior mercado do mundo em venda de PCs. Segundo dados da consultoria IDC, foram comercializadas 10,7 milhões de máquinas em 2007, mais que aparelhos de TV. E a expectativa é que as vendas continuem crescendo este ano. Se você está pensando em engrossar essa estatística, confira o que considerar na hora de escolher uma máquina.
Processamento
O processador é considerado o cérebro da máquina. A capacidade da execução das tarefas varia de acordo com o modelo do dispositivo. Entre os disponíveis no mercado existem os de alto desempenho, como o Intel Core 2 Duo e o AMD Athlon, e os mais simples, como o Celeron, da Intel, e o Sempron, da AMD. Para quem pretende navegar na Web, editar textos, criar apresentações e ouvir músicas, os processadores de segunda linha são suficientes. Mas se o objetivo é assistir a vídeos, tratar imagens e jogar games, o ideal é um processador de melhor qualidade, como os de núcleo duplo, ou dual core.
Capacidade
A memória RAM é como se fosse a capacidade de armazenamento temporário do computador. Ela é importante para a velocidade na execução de softwares, por exemplo. Por isso é comum dizermos que um computador com pouca memória é “lento”. Vale a mesma regra do processador. Se o objetivo é executar tarefas simples você pode optar por uma memória de 512 MB, mas para assistir vídeos, jogar no micro e tratar imagens o mínimo deve ser 1GB.
Armazenamento
Quando você salva arquivos de texto, imagens, músicas e vídeos na sua máquina todos eles são guardados no HD (hard disk) também chamado de disco rígido. É a memória permanente da máquina. Nesse caso, a matemática é simples. Quanto maior for o espaço no HD, maior será a quantidade de dados que você poderá armazenar nele. Existem vários tipos de discos rígidos diferentes: IDE/ATA, Serial_ATA, SCSI, Fibre channel, SAS. A dica é: para armazenar jogos, vídeos e imagens, o mínimo recomendado é um HD de 80GB. Faça a conta: em 1GB, você consegue armazenar 250 músicas, em MP3 com tamanho médio de 4MB cada.
Recursos Gráficos
Quem determina o desempenho de imagens exibidas na tela do seu computador é a placa de vídeo ou placa gráfica. É ela que envia sinais para o monitor. Quando este equipametno tem memória própria, seu desempenho é melhor. Mas nos computadores de baixo custo é comum que ela seja incorporada à placa mãe e utilize a memória RAM. Se o objetivo é jogar games, o ideal é investir em uma placa de vídeo dedicada. Caso contrário, opte por uma placa compartilhada, o preço é melhor. No caso dos gamers preste atenção à velocidade da GPU (Unidade de Processamento Gráfico): quanto maior, melhor.
Leitores de disco ótico
A maioria dos micros à venda atualmente oferece leitor de DVD e gravador de CD. Mas vale a pena conferir os preços das máquinas equipadas com gravador de DVD, pois os valores estão cada vez menores. Outra dica é verificar se a máquina traz leitor para cartão de memória, pois é prático retirar o cartão da câmera digital e inserir no computador para transferir as imagens.
Tela
O preço varia de acordo com o tamanho e a tecnologia, mas as telas de LCD estão cada vez mais populares.
Conectividade
Confira as possibilidades de conexão que a máquina oferece. É importante que ela tenha, por exemplo, Wi-Fi, principalmente no caso dos laptops. Essa é a tecnologia garante a conexão sem fio à Internet. A tecnologia de transmissão de dados Bluetooth também é interessante para promover a comunicação com aparelhos celulares, por exemplo. Confira também a presença de entradas USB (Universal Serial Bus), padrão atual para conectar impressoras, pendrives, câmeras digitais e outros periféricos. Computadores mais potentes costumam trazer também entrada firewire para conectar hardwares e HDs externos.
Dimensões
No caso do de notebooks, fique atento ao peso da máquina. Como quem adquire esse tipo de produto geralmente busca mobilidade, pode ser um problema comprar uma maquina muito grande e pesada. Neste caso, o ideal é que o notebook não pese muito mais que dois quilos. Mas se o objetivo for substituir o computador de mesa, o portátil pode ser mais pesado.
Bateria
Esse é outro aspecto importante a ser considerado no caso dos notebooks. Para quem busca mobilidade, o ideal são baterias com maior tempo de duração. Neste caso, ignore modelos com baterias de menos duas horas de duração.
Sistema operacional
Já existem no mercado muitas máquinas equipadas com Linux, sistema operacional de código aberto. Isso deixa o computador mais barato, mas é preciso avaliar se você está disposto a se adaptar a outro modelo de trabalho. O mesmo vale para computadores da Apple, que vêm com o sistema operacional Mac OS (proprietário). Tanto o Linux, quanto o Mac OS trazem aplicativos que substituem os tradicionais programas do Windows (Word, Ecxel e Power Point). No caso de máquinas equipadas com o Vista, é necessário que elas tenham uma memória RAM mais potente (1GB).